capital cultural x capital escolar
1
RESENHA
Família e escola no processo de escolarização
Maria Alice Provenzano
Olga Mitsue Kubo
Universidade Federal de Santa Catarina
Nogueira, Maria Alice; Romanelli, Geraldo; Zago, Nadir (Orgs.)
(2000). Família e Escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes.
Vida familiar versus vida escolar: família e escola uma relação possível? Como acontece a relação dessas duas instituições na sociedade contemporânea?
Qual a importância de compreender o processo de escolarização em diferentes grupos sociais que compõem nossa sociedade? Os organizadores, por meio da obra “Família e escola: Trajetórias de escolarização em camadas médias e populares”, contribuem com artigos que vão além dos estudos sobre meios populares e atingem outros grupos que compõem a população brasileira e, nesse sentido, ao destacarem o processo de escolarização desses grupos sociais, possibilitam compreender melhor as relações que as famílias de diferentes meios sociais estabelecem com a escola.
A obra é constituída por um conjunto de artigos que oferecem elementos relevantes descritos por pesquisadores de diferentes instituições cujo objeto de estudo comum são as relações entre família e escola na sociedade contemporânea. Os organizadores argumentam que o exame do processo de interdependência e de influências recíprocas entre a família e escola possibilita compreender melhor as transformações por que passam, a um só tempo, as estruturas e o modo de vida familiar, por um lado, e as instituições e processos escolares por outro.
Inicialmente Nadir Zago no capítulo sobre “Processos de escolarização nos meios populares”, demonstra as relações dos meios populares com a escola, as práticas e os significados atribuídos à escolarização, assim como a heterogeneidade e irregularidade dos percursos escolares nesses meios. Analisa também a interrupção dos estudos e as contradições entre