Saúde Coletiva
REDE DE SAÚDE.
Camilla Maia Franco
Mestranda em Saúde Coletiva – UFF
Superintendente da Policlínica Municipal Agnaldo de Morais - Silva Jardim
Túlio Batista Franco
Professor Dr. da Universidade Federal Fluminense
PARTE I.
LINHAS DO CUIDADO PASSO A PASSO:
O que é Linha do Cuidado?
Linha do cuidado é a imagem pensada para expressar os fluxos assistenciais seguros e garantidos ao usuário, no sentido de atender às suas necessidades de saúde. É como se ela desenhasse o itinerário que o usuário faz por dentro de uma rede de saúde incluindo segmentos não necessariamente inseridos no sistema de saúde, mas que participam de alguma forma da rede, tal como entidades comunitárias e de assistência social.
A Linha do cuidado é diferente dos processos de referência e contrareferência, apesar de incluí-los também. Ela difere pois não funciona apenas por protocolos estabelecidos, mas também pelo reconhecimento de que os gestores dos serviços podem pactuar fluxos ,reorganizando o processo de trabalho, a fim de faciliar o acesso do usuário às Unidades e Serviços aos quais necessita.
Por que se deve chamar Linha do Cuidado Integral?
Porque a Linha do Cuidado Integral incorpora a idéia da integralidade na assistência á saúde, o que significa unificar ações preventivas, curativas e de reabilitação; proporcionar o acesso a todos os recursos tecnológicos que o usuário necessita, desde visitas domiciliares realizadas pela Estratégia Saúde da Família
e outros dispositivos como o Programa de Atenção Domiciliar, até os de alta complexidade hospitalar; e ainda requer uma opção de política de saúde e boas práticas dos profissionais. O cuidado integral é pleno, feito com base no ato acolhedor do profissional de saúde, no estabelecimento de vínculo e na responsabilização diante do seu problema de saúde.
Acolhimento, Vínculo e Responsabilização são diretrizes da Linha do
Cuidado?
Sim. O próprio nome já