Projeto de pesquisa - sociologia da educação
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS
As relações entre a herança cultural familiar e o êxito escolar do aluno
Aline Moraes Alberto (Turma K)
Andréia Laimer (Turma A)
Projeto de pesquisa apresentado como avaliação parcial na disciplina de
Sociologia da Educação I – A, ministrada pela Profª Drª Neusa Chaves Batista.
Porto Alegre, 27 de junho de 2011.
1. Apresentação
O presente projeto se propõe a investigar a temática da transmissão do capital cultural familiar dentro do ambiente escolar. Norteada principalmente pelos conceitos teóricos de Pierre Bourdieu, a pesquisa procurará relacionar a influência da herança cultural familiar com o êxito escolar do aluno e suas expectativas em relação ao seu futuro educacional.
2. Justificativas
A escolha pela licenciatura significa, antes de tudo, um desafio pessoal. Independente da área profissional escolhida, o aprofundamento científico das teorias da Sociologia da Educação é indispensável e necessário a quem decide se tornar um transformador social em potencial.
Consideramos que todos os esforços práticos e teóricos voltados à edificação do ensino são válidos e merecem atenção científica, especialmente no caso brasileiro, que carece de valorização, em todos os aspectos. Na disciplina de Sociologia da Educação I-A, entre os diversos temas instigantes acerca do ensino, os textos de Pierre Bourdieu mereceram uma parcela especial de nossa atenção. Assim, optamos por investigar a questão da herança cultural familiar e a possibilidade de abordarmos a relação entre o nível cultural familiar e o desempenho do aluno através de uma pesquisa de campo.
Consideramos um tema atual, de relevância histórico-social e de grande valor para o contexto educacional, que levanta uma questão cada vez mais impactante: o meio social de que o aluno é oriundo é determinante no seu êxito no espaço escolar? Obviamente, o espaço social diz
respeito