Aspectos éticos da tecnologia de informação
Os desafios Éticos e Sociais da TI
Ernani Marques
EAUFBA, Março de 2012
Impactos Éticos e Sociais da TI Contextualização
A TI ampliou drasticamente nossa capacidade para adquirir, manipular, armazenar e comunicar informações. Tornou mais fácil se comunicar, trabalhar em cooperação, compartilhar recursos e tomar decisões, tudo eletronicamente. Também tornou possível o engajamento eletrônico em práticas éticas ou antiéticas em qualquer lugar do mundo.
Impactos Éticos e Sociais da TI- Dimensões
Emprego
Privacidade
Saúde
Segurança Ética e Sociedade
Crime
Individualidade
Condições de Trabalho
Impactos Éticos e Sociais da TI – Emprego
A TI gerou novos empregos e aumentou a produtividade; Entretanto, também provocou uma redução significativa em alguns tipos de oportunidades de emprego.
Impactos Éticos e Sociais da TI – Saúde
A TI no local de trabalho levanta uma série de questões de saúde, incluindo problemas como estresse no trabalho, lesões em músculos do braço e pescoço, tensão ocular, exposição a radiação e até morte por acidentes provocados por computador.
Impactos Éticos e Sociais da TI Individualidade
As pessoas sentem uma perda de individualidade uma vez que alguns sistemas exigem a arregimentação do indivíduo e adesão estrita a procedimentos detalhados.
Impactos Éticos e Sociais da TI Privacidade
A TI pode ser utilizada para armazenar e recuperar enormes quantidades de informação. Entretanto, ela também pode produzir um efeito negativo sobre o direito à privacidade de todo indivíduo.
Impactos Éticos e Sociais da TI – Crimes
A TI possibilita ações criminosas realizadas por meio dos sistemas de informação, principalmente com o objetivo de fraudar, destruir ou fazer uso não autorizado de recursos de sistemas de computador.
Impactos Éticos e Sociais da TI Condições de Trabalho
A TI eliminou algumas tarefas monótonas e perversas anteriormente executadas por pessoas,