Sondagem spt
Trata-se da ferramenta mais popular, rotineira e econômica de investigação geotécnica em praticamente todo o mundo, cujos dados são utilizados em projetos de fundações diretas e profundas especialmente no Brasil.
A sondagem é um ensaio de campo, capaz de mostrar o subsolo. Quando associada ao ensaio de penetração dinâmica (SPT), mede a resistência do solo ao longo da profundidade perfurada. * Objetivos da sondagem * Conhecer o tipo de solo atravessado através da retirada de uma amostra indeformada, a cada metro perfurado * Conhecer a resistência oferecida pelo solo à cravação do amostrador padrão, a cada metro perfurado * Conhecer a posição do nível d’água, quando encontrado
É um ensaio de solo, cuja tradução da língua inglesa para o português é, “Teste Modelo de Penetração”, que foi desenvolvido no início do século XX, pelo engenheiro Raymond Terzaghi que dedicou sua vida a engenharia de solos, o objetivo deste ensaio é determinar as tensões de corte como se fosse um ensaio de cisalhamento, que consiste em uma queda dinâmica de um martelo com 65,00 kg que é levantado há uma altura de 0,75 metro e, transferida para um amostrador bipartido que corta o solo de maneira indeformável, esta queda transforma energia potencial em energia cinética equivalente a 477,50 joules. Exemplificando 1 joule é o mesmo que lançarmos um determinado peso com 98 gramas a uma altura de 1,00 metro ao nível do mar, onde a gravidade é 9,8 m/s².
Determinada em planta a área a ser investigada, os pontos de sondagem são locados de acordo com o número disposto em norma, evitando furos alinhados, de forma a permitir uma interpretação em diversos planos de corte e nunca executando-se um único furo.
Os pontos marcados para a sondagem devem ser nivelados em relação a um RN (nível de referência) fixo e indeslocável.
Como é Feita a Sondagem SPT ?
É baseada na norma de Execução NBR 6484/2001 e NBR 7250/1982 de Identificação e