Sondagem spt
INTRODUÇÃO –
O ensaio de penetração dinâmica padrão - SPT (Standard Penetration Test) - é a ferramenta de investigação do subsolo mais popular e econômica em uso, não apenas no Brasil, mas em todos os continentes.
O SPT constitui-se em uma medida de resistência à penetração dinâmica conjugada a uma sondagem de simples reconhecimento, com a possibilidade de identificação do material colhido no decorrer do ensaio, com baixo custo, o que o tornou muito popular e eficiente.
1. ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES
O Projeto e execução de fundações, requer conhecimentos de Geotecnia e Cálculo Estrutural (análise estrutural e dimensionamento de estruturas em concreto armado e protendido, em aço e em madeira); a Geotecnia, por outro lado, abrange a Geologia de Engenharia, a Mecânica dos Solos e a Mecânica das Rochas. Tome- se o caso simples de um edifício em terreno sem vizinhos. Em geral, a estrutura é calculada por um engenheiro estrutural que supõe os apoios indeslocáveis, daí resultando um conjunto de cargas (forças verticais, forças horizontais, momentos) que é passado ao projetista de fundações. Com o auxilio de uma série de elementos e informações, que serão detalhados adiante, ele projeta as fundações da obra. Acontece que essas fundações, quaisquer que sejam, quando carregadas, solicitarão o terreno, que se deforma, e dessas deformações resultam deslocamento verticais (recalques), horizontais e rotações. Com isso, a hipótese usual de apoios indeslocáveis fica prejudicada, e nas estruturas hiperestáticas, que são a grande maioria, as cargas inicialmente calculadas são modificadas. Chega-se, assim, ao conhecido problemas das interação solo-estrutura. O engenheiro de fundações deve participar de análise desse problema, juntamente com engenheiro estrutural.
2. REQUISITOS DE UM PROJETO DE FUNDAÇÕES
Tradicionalmente, os requisitos básicos a que um projeto de fundações deverá atender são:
1.