Capital Constante e Capital Variavél
Karl Marx foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. Viveu de 1818 a 1883
Para Marx, o estudo do modo de produção é fundamental para se compreender como se organiza e funciona uma sociedade. Assim, ele escreveu O Capital livro conhecido como sua obra prima que tem como tema principal a economia e que faz crítica ao sistema capitalista. Seu livro mostra estudos sobre o acúmulo de capital, identificando que o excedente originado pelos trabalhadores acaba sempre nas mãos dos capitalistas, classe que fica cada vez mais rica as custas do empobrecimento do proletariado, Em um capítulo desse livro Marx define o conceito do que é Capital Constante e o que é Capital Variável, conceito esse que é tema do nosso trabalho.
CAPITAL CONSTANTE E CAPITAL VARIÁVEL
Esses dois tipos de capital para Marx é responsável pela circulação do capital, ele denomina o conjunto destas como composição orgânica de capital. Esse sistema capitalista faz com que a sociedade seja dividida em duas classes sociais onde se relacionavam apenas pelo sistema econômica. De um lado o empresário capitalista ou burgueses que compram a força de trabalho e apropriam-se da mais valia, de outro operários que vendem sua força de trabalho e são expropriados de mais valia.
Capital Constante
Corresponde a parte do capital investida pelo empresário capitalista , em máquinas e matérias-primas, no modo de produção. Seu valor não varia, embora possa se depreciar (perda de valor pelo uso,desgaste) ou ainda sofre perda de valor por mudanças tecnológicas (obsolência).
Ele é constituído por sua vez, de capital circulante e capital fixo. Capital circulante: É aquele que circula no processo de trabalho. É aquele que passa de um setor produtivo para outro, isto é trabalho para virar uma mercadoria final, mas será empregado em outro setor, como objeto intermediário para