resumo o capital
Composição do Capital:
- Enquanto Valor à Constante => valor dos meios de produção Variável => valor da força de trabalho (soma global dos salários)
- Enquanto Matéria à Decomposto em: Meios de Produção + Força de Trabalho vivo => determinada pela relação entre massa dos meios de produção empregados e a quantidade necessárias para eles serem empregados
A primeira é a Composição segundo o valor e a segunda é a composição técnica, existindo uma estreita correlação entre ambas. Composição segundo o valor é determinada pela composição técnica, e reflete as modificações desta, sendo assim denominada de composição orgânica do Capital.
Acumulação capitalista sem alterar a composição do capital (C e V estável)
- Supondo que não se alterando a composição de capital, o acréscimo de capital implica em aumento de força de trabalho, ou seja, a procura por força de trabalho aumentará na mesma proporção do capital.
- No entanto o capital acrescido (capital original + capital produzido ou mais valia produzida em determinado período) faz crescer a necessidade de desenvolver ou empregar esse capital em novos empreendimentos ou novos mercados em uma escala em que a acumulação de capital ultrapassa o crescimento e capacidade da força de trabalho, ou seja, a procura por trabalho ser maior que a oferta, ocorrendo a elevação dos salários.
- Nesse sentido a força de trabalho tem de incorporar-se continuamente ao capital para expandi-lo. A massa de trabalhadores que se expande recebe sob forma de pagamento, a porção de seu próprio produto excedente que aumenta e se transforma em quantidade cada vez maior de capital adicional para a classe capitalista.
- a reprodução da força de trabalho é parte da própria reprodução do capital;
Acumular capital é, portanto aumentar o proletariado;
- Ainda, segundo a suposição que fizemos anteriormente, a expansão da