O capital - resumo
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
PROFESSOR: THIAGO MOTA
ALUNA: LIANA PESSOA CORREIA LIMA
TURMA: DIR1N2
Relatório:
O Capital
O filme conta a história de Marc Tourneil, que se torna homem de confiança do presidente de um banco Frances. Esse mesmo presidente precisa se afastar por motivos de saúde. Eis que começa a luta de Marc para assegurar sua posição como presidente do banco. Em uma constante guerra com os executivos, seus colegas de trabalho não veem a hora de roubar o seu cargo.
Através de intrigas e traições, o filme mostra a realidade de um ambiente marcado pelo capitalismo. Isso pode ser demonstrado na atualidade, pois o capitalismo enfrenta uma crise no mundo o que está levando diversos países a passarem por grandes dificuldades, altas taxas de desemprego e severas políticas para salvar o lucro dos bancos e dos empresários capitalistas.
De acordo com o que foi visto no filme, pode-se concluir que os bancos e os grandes empresários são responsáveis diretos pela crise mundial. O sistema capitalista é cruel e só exige do proletariado, não tendo nada a oferecer.
O filme mostra o perigo da acumulação do dinheiro. Ao mesmo tempo que é um instrumento de trocas, o dinheiro é algo que favorece a corrupção, o que se confirma na frase do ator principal que diz “continuaremos a roubar dos pobres para dar aos ricos”.
Isso demonstra que o proletariado está cada vez mais endividado e a burguesia, no filme demonstrada pelos empresários e banqueiros, está enriquecendo às custas de quem realmente tem a força de produção, ficando, consequentemente, cada vez mais rica e alimentando o sistema.