Resumo do Capital
Economia politica.
Objetivo
Conhecer o funcionamento do capitalismo e sua dinâmica perante a sociedade.
Discutir o impacto dessa nova economia e as mudanças que ela causou na sociedade.
Metodologia
O autor realiza uma pesquisa qualitativa com viés enfocado na economia política fazendo uma análise do capitalismo, e mostrando a sua dinâmica no meio social.
Principais
Conceitos
O livro “o capital” de Carl Marx faz análise sobre a economia política. Inicia sua obra analisando a mercadoria, ele começa sua obra discorrendo sobre o que é riqueza. Para ele, a riqueza acontece através da acumulação de mercadorias.
A mercadoria é, antes de mais nada, um objeto externo, uma coisa que, por suas propriedades, satisfaz necessidades humanas, seja qual for a natureza, a origem delas, provenham do estomago ou da fantasia. Não importa a maneira como a coisa satisfaz a necessidade humana, se diretamente, como meio de subsistência, objeto de consumo, ou indiretamente, como meio de produção. (MARX, 2006. p.57)
A mercadoria assume dentro do contexto comercial a função de valor. Podendo ser valor-de-uso ou valor-de-troca. O valor-de-uso é quando a mercadoria é utilizada para satisfazer as necessidades do consumidor ou para reposição de sua produção, mas sem intuito de acumular capital. Já no valor-de-troca a mercadoria é alienada para gerar lucro. (MARX, 2006. p.60-70)
O valor de uma mercadoria se dar pela relação entre duas mercadorias, distinta em sua forma física, pelo tempo gasto no processo de produção e pela sua utilidade para consumidor. A quantidade de trabalho e de tempo socialmente gastos para produzir um valor-de-uso é que determina a grandeza de seu valor.
A magnitude do valor da mercadoria expressa uma relação necessária entre ela e o tempo de trabalho