O Capital resumo
INTRODUÇÃO (DO LIVRO)
Marx trabalho vários anos em sua obra ignorada. Na gestação do capital Marx sempre falava “Não, não! Ainda preciso fazer alguns retoques”. Em 1846 já esgotara o prazo de entrega e 12 anos depois não tinha terminado.
Marx era perfeccionista obsessivo
Marx era modernista
Marx se via como um artista criativo um poeta da dialética
GESTAÇÃO
Embora o capital seja classificado como uma obra de economia, a base intelectual do livro é formada por estudos de filosofia, economia política e literatura.
Sua obra mostra como os seres humanos são escravizados pelo poder do capital e mercadorias inanimadas.
Marx nasceu em 5 de maio de 1818, era judeu em uma cidade católica e dentro de um estado protestante. Três anos antes de nascer seu pai teve que se tornar luterano para conseguir trabalhar. Por isso ainda jovem Marx inicia uma reflexão sobre o fenômeno da alienação.
Seu pai o encorajava a ler verazmente
Primeiros desejos de Marx eram literários
Aprendeu sozinho inglês e italiano
Sempre anotava enxertos dos livros que lia
Em 1942 Marx já publicava na Gazeta Renana, criticava o absolutismo e seus liberais, ofendeu o Czar Nicolau e o jornal foi fechado. Vendo que não tinha futuro na
Prússia, foi para Paris como co-editor de uma revista mas queria ir com sua esposa.
Esposa: Jenny Von Westphalen
Casamento: Junho de 1843
Marx sempre gostou de escrever e elaborar ideias
Em 1843 chegando em Paris os editores da revista se dispersaram, e Karl vai para a Vorwart.
Nesse momento já era experiente em filosofia alemã e política francesa e estudava economia inglesa, rabiscando intensamente suas anotações, esses rascunhos eram o começo do Capital.
Seu primeiro manuscrito fala sobre a luta entre o capitalista e o trabalhador, o capitalista sempre vence, pois ele vive sem o trabalhador, mas o trabalhador não vive sem ele.
O destino do trabalhador é o excesso