1
Nome: Carolina Alves de Abreu e Danielle Caetano Corrêa da Silva
Grupo: 02
Número da Observação: 1ª observação Data da Observação: 14/03/2015
Idade do Colaborador: 17 meses Sexo: Masculino
Fenômeno Observado: Observação da Relação Mãe-Bebê
Técnica de Observação: ORMB
Local da Observação: Residência
2. Relato descritivo e reflexivo
ENTREVISTA
Como foi a chegada desse bebe para a família?
Foi uma grande surpresa, pois não tínhamos planejado, mas G veio e fizemos o máximo para nos adaptar. No começo foi tudo tranquilo, mas eu e meu marido passamos por alguns problemas no nosso casamento, quando eu estava perto de dos 5 meses de gestação, o que causou muito estresse, resultando no nascimento prematuro do G aos 6 meses.
Como foi a gestação?
A gestação do G foi agitada desde o inicio, ele sempre se mexeu muito, que fiquei muito enjoada, passava mal sempre, e por conta do estresse que passei com meu marido, tive alguns problemas de saúde, acarretando o parto prematuro.
E a rotina da criança? Como é?
G é uma criança bem agitada, embora seja calma as vezes, o que pode ser ate um pouco contraditório. Ele acorda bem cedo, mama, fica no carrinho enquanto arrumo a casa, lá para as 11 horas ele dorme e a tarde quando acorda, está super agitado. Geralmente eu coloco ele no tapete da sala para brincarmos, e como sou professora de desenho, estimulo os primeiros rabiscos desde pequeno. Saio para trabalhar as 12h00, e deixo G com minha mãe, que cuida dele até meu retorno às 19h30.
Mais alguma coisa que você ache importante falar?
Não, como vocês estão vindo de sábado, vão se deparar com uma interação maior do meu marido. Durante a semana é difícil os horários, pois trabalhamos e a rotina é bem agitada. Mas de sábado estamos todos aqui junto com o G.
3. Avaliação e comentários sobre sua postura ética, participação nas discussões e contribuições teóricas.
Danielle Caetano – Nos deparamos com uma mãe um tanto apressada em falar e em nos