Capital Constante e Variável
A divisão do capital em constante e variável constitui uma importante premissa para a análise científica da essência da exploração capitalista. O capital constante é uma condição necessária para a produção, variando com novos investimentos. A fonte do incremento do capital variável reside unicamente na parte que resulta da compra da força de trabalho por um valor inferior ao criado no decorrer do processo produtivo. Na transferência para um novo produto, a força de trabalho cria um novo valor, a mais-valia, também incluída no valor da mercadoria. A velocidade de rotação do capital variável influi diretamente sobre o aumento da massa de mais-valia e na grandeza do capital aplicado.
Na economia capitalista é necessário distinguir duas partes do capital: o capital constante, investido nos meios de produção cujo valor passa sem alteração para o produto acabado e o capital variável que serve para adquirir a força de trabalho, cujo valor não se considera invariável, antes aumenta no processo de trabalho ao criar a mais-valia. O capital variável é a expressão em dinheiro do valor de todas as forças de trabalho que o capitalista simultaneamente emprega.
A divisão do capital em constante e variável constitui uma importante premissa para a análise científica da essência da exploração capitalista. O capital constante é uma condição necessária para a produção, variando com novos investimentos. A fonte do incremento do capital variável reside unicamente na parte que resulta da compra da força de trabalho por