capilaridade e tensão superficial
Campus Arapiraca
Física Licenciatura
CAPILARIDADE E TENSÃO SUPERFICIAL
Alex de Oliveira Santos
Prof.ª Lidiane Maria Omena da Silva Leão
Arapiraca – 2014
Capilaridade e Tensão Superficial
1.1 Capilaridade
Capilaridade é a tendência que algumas substâncias apresentam de subirem ou descerem por paredes de tubos finos (tubos capilares) ou de se deslocar por curtos espaços existentes em materiais porosos, como tecidos de algodão ou esponjas. Esse mecanismo permite que os fluidos se desloquem ainda que estejam contra a força gravitacional.
Ao colocarmos em contato um líquido com uma superfície sólida, ele estará sujeito a duas forças contrárias. Uma delas é a coesão, fenômeno capaz de manter as moléculas do líquido unidas por meio de atração intermolecular, a outra é a adesão, que consiste na atração das moléculas do líquido com as moléculas do tubo sólido. Dessa forma, as moléculas do liquido quando estão dentro do tubo conseguem aderir-se às paredes internas dele por meio da adesão e puxam as demais moléculas por coesão, resultando no fenômeno chamado de capilaridade.
No momento em que a adesão passa a ser menor que a força de coesão, o líquido para de se deslocar pelo tubo capilar. A altura atingida por um líquido no interior de um tubo depende do diâmetro do capilar: quanto maior for o diâmetro de um tubo, menor será o número de moléculas de líquido que se aderem à parede em relação às que são arrastadas para cima por meio da coesão. Sendo assim, sabendo o tamanho do diâmetro de um tubo é possível calcular a altura que o líquido alcançará em seu interior, graças às forças de capilaridade. A capilaridade atua nas plantas deslocando a seiva bruta, desde as raízes, onde ela é absorvida do solo, até o topo das árvores. Podemos observar também os fenômeno da capilaridade nas gotas de água da chuva que molham o para-brisa de um veículo parado e não escorrem, ou na absorção da água por