Capilaridade - Solos
INTRODUÇÃO
FENÔMENOS CAPILARES
Definições Preliminares
Inicialmente, consideramos importante expor algumas definições que auxiliam no estudo mais aprofundado deste trabalho. Isto ocorre, pelo fato de serem termos que serão abordados com freqüência e auxiliam no entendimento do fenômeno da capilaridade. Por isto, faz-se necessário a descrição dos seguintes tópicos:
Coesão e Adesão
Uma das propriedades da água são as duas forças básicas que atuam em sua composição e são responsáveis pela retenção e movimento deste líquido no solo: a atração entre moléculas de água (coesão) e atração das moléculas de água pelas superfícies sólidas (adesão).
Pela adesão (também chamada adsorção), algumas moléculas de água são firmemente retidas nas superfícies das partículas sólidas do solo. Por sua vez, estas moléculas de água retidas por adesão retém por coesão outras moléculas de água mais distantes das superfícies sólidas – resulta na formação de agrupamentos temporários que estão constantemente mudando de tamanho e forma, a medida que moléculas individuais de água são liberadas ou se unem à outras.
Juntas, as forças de adesão e coesão tornam possível que as partículas sólidas do solo retenham água, controlando seu movimento e uso.
Tensão Superficial
Uma importante propriedade da água, que influencia seu comportamento nos solos, é a tensão superficial. Esta propriedade é normalmente evidenciada nas interfaces entre o líquido e o ar e é resultado da maior atração das moléculas de água umas pelas outras (coesão) do que pelo ar.
A tensão superficial é uma força que atua na superfície, em direção ao líquido, que faz com que a água se comporte como se sua superfície fosse coberta com uma membrana elástica. E isto ocorre porque as forças que atuam entre as moléculas de água são iguais em todas as direções e, entretanto, na superfície de tensão a