Capilaridade dos solos
1. INTRODUÇÃO
Em Física, chama-se capilaridade à propriedade dos fluídos de subir ou descer em tubos muito finos. Esta capacidade de subir ou descer resulta da capacidade de o líquido molhar ou não a superfície do tubo.
Tensão superficial é um efeito que ocorre na camada superficial de um líquido que leva a sua superfície a se comportar como uma membrana elástica. Esta força para o lado e para baixo cria a tensão na superfície, que faz a mesma comportar-se como uma película elástica.
O que faz com que a água suba é o seguinte: a molécula do tubo que está imediatamente acima da superfície do líquido. A molécula do tubo atrai o líquido que começa a subir alinhando-se a essa molécula que o atraiu. Quando isso acontece, a molécula imediatamente acima começa a atrair o líquido e o ciclo se repete.
Quando um líquido entra em contato com uma superfície sólida, este vai ser sujeito a dois tipos de forças que atuam em sentidos contrários: a força de adesão, e a força de coesão.
2. TEORIA DO TUBO CAPILAR
Capilaridade é a capacidade que um líquido possui de subir por tubos bem finos (capilares) – finos como fios de cabelo, e quanto mais finos os tubos e mais viscoso o liquido mais rápido ele subirá.
Quando um tubo capilar é colocado em contato com a superfície da agua livre forma-se uma superfície curva a partir do contato água-tubo, a curvatura é função das propriedades do material do tubo. A água sobe pelo tubo capilar até que seja estabelecido o equilíbrio das pressões interna e externa à superfície (fenômeno de ascensão capilar). Onde a altura de ascensão capilar em um tubo de raio r, pode ser calculada igualando o peso da água no tubo acima do nível da água com a resultante da tensão superficial responsável pelo equilíbrio (tensão superficial da água a 20°C é 0,073 Nm/m²)
A palavra capilaridade está relacionada com o substantivo latino “capillum”, que