Capilaridade
Apresentar um estudo através de literaturas e conceitos acadêmicos, para verificarmos a importância do estudo da capilaridade de maneira que possamos minimizar as conseqüências causadas pelo mesmo.
2. Introdução
Por definição a capilaridade é a ascensão da água acima do nível freático do terreno, através dos espaços intersticiais do solo, em um movimento contrario a gravidade. Na mecânica dos solos, o nível freático é tomado como origem do referencial para pressões neutras, de forma que o nível freático a pressão neutra é igual à zero. A capilaridade é um problema no fluxo de água no solo, e ter total conhecimento teórico desde problema é de suma importância para o engenheiro. A água no solo se apresenta de diferentes modos, os quais são: água absorvida, água capilar e água livre. Neste trabalho o foco será dado ao fluxo de água capilar o qual tem grande importância em de mecânica do solo, tais como umedecimento de um pavimento.
3. Capilaridade
3.1. Fundamentos da capilaridade
O movimento ascendente da água num tubo capilar representa o fenômeno da capilaridade. Duas forças são responsáveis pela capilaridade: (1) atração da água por superfícies sólidas (adesão ou adsorção) e(2) tensão superficial da água, que é em grande parte devida à atração entre as moléculas de água (coesão).
Figura 1: As forças de coesão (entre moléculas de água) e adesão (entre água e superfícies sólidas) em um sistema solo - água. Essas forças são, em grande parte, resultado das pontes de hidrogênio representadas pelas linhas pontilhadas. A força de adesão ou adsorção diminui rapidamente com a distância da superfície sólida. A coesão entre moléculas de água resulta na formação de agrupamentos temporários que estão constantemente mudando de tamanho e forma, a medida que moléculas individuais de água são liberadas ouse unem à outras. A coesão entre moléculas de água também faz com que a fase sólida