estudo de caso mc donalds
PROF: DORIEDSON TURMA: P ADMINISTRAÇÃO ESTUDO DE CASO DO MC DONALD
1-Identifique as teorias de administração cujos elementos e características podem ser utilizados para analisar o caso McDonald’s. Teoria das relações humanas, cientifica, clássica, comportamental, teorias dos sistemas e contingências burocráticas.
2-Quais princípios da escola clássica de administração se manifestam na administração do McDonald’s? Dê exemplos. Divisão do trabalho, princípios, disciplina, ordem, padronização das atividades e movimento como formação de um manual de operações e padronizações, único meio de desenvolvimento da tarefa, treinamento de funcionários, incentivos matérias.
3-Qual é a relação entre a força de trabalho pouco qualificada do McDonald’s e o movimento de administração científica? Dependia a extrema divisão de tarefa, de modo com qualquer um pudesse desempenha-las.
4-Quais práticas motivacionais, inspiradas no enfoque comportamental, podem ser identificadas nesse caso? Qual é o resultado da adoção dessas práticas motivacionais? Rotatividade ou turnower das função dentro da empresa o funcionário adquirir novos conhecimentos motivando –os homenageando com as premiações.
5-Como a teoria dos sistemas pode ajudar na compreensão do caso McDonald’s? Visão expandida para além do foco interno da empresa a reação do mc donald’s com rede de fornecedores, percepção da interação entre os franqueados, parcerias com empresas de logísticos e transportes, responsabilidade social.
6-Quais são algumas das contingências que influenciam a administração do McDonald’s no presente caso? A concorrência foi uma preocupação, o tamanho da organização, ampliação da marca, gostos do consumidor.
7-Por que. Atualmente, o McDonald’s oferece um cardápio mais diversificado de produtos do que o cardápio original de dez itens? Para agradar ao paladar dos