02 Tensões no solo e capilaridade
Tensões no Solo e Capilaridade
Conceito de tensões em um meio particulado 1 - Os Solos são constituídos por partículas.
2 - As forças aplicadas a uma massa de solo são transmitidas de partícula a partícula.
3 - Quando os vazios do solo estão preenchidos por água parte das forças aplicadas a uma massa de solo são suportadas pela água.
Conceito de tensões em um meio particulado A transmissão de forças entre as partículas depende do tipo de mineral que forma o solo:
Solos constituídos por partículas maiores, em que as 3 dimensões ortogonais são aproximadamente iguais, como são os siltes e areias, a transmissão de forças se faz através do contato direto de mineral a mineral.
Solos constituídos por partículas do mineral argila, sendo elas em número muito grandes, as forças em cada contato são muito pequenas e a transmissão pode ocorrer através da água quimicamente adsorvida.
Nos dois casos, entretanto, a transmissão se faz nos contatos e, portanto, em áreas muito reduzidas em relação a área total envolvida.
Conceito de tensões em um meio particulado Na figura temos um plano hachurado com forças normais (N) e tangenciais (T) sendo transmitidas pelos diversos grãos do solo.
As somatórias das forças Normais e
Tangenciais dividia pela área são referidas como Tensões Normais e
Cisalhante respectivamente.
Esta consideração pode ser também assumida para qualquer outro plano como o plano P e também para a superfície Q.
Conceito de tensões em um meio particulado As tensões normais e cisalhante no plano (raramente chegam a 1 MPa) são bem menores do que as tensões que ocorrem nos contatos reais entre as partículas (chegam a 700 MPa). Isso porque as áreas de contato
entre as partículas são menores que 1% da área total do plano.
O conceito de tensão na mecânica dos solos é apresentado para um
meio contínuo e por isso as tensões entre partículas não desprezadas.
Isso também ocorre por exemplo nas estruturas de concreto porém ela e uma massa rígida e no