Questionário biofisica
1. O que é tensão superficial?
A tensão superficial de um líquido permite avaliar a energia das forças intermoleculares, sendo ela a medida da resistência do filme que parece cobrir a superfície de um líquido ou até mesmo a tendência das moléculas da superfície de serem puxadas para o corpo do líquido: quanto maior for a tensão superficial, mais resistente parece ser o filme da superfície. A superfície de um líquido é lisa porque as forças intermoleculares tendem a manter juntas as moléculas, puxando-as para o corpo do líquido. A tensão superficial é a resposta ao empuxo em direção ao corpo do líquido. Espera-se que os líquidos formados por moléculas em que as interações intermoleculares são fortes tenham tensão superficial elevada, porque o empuxo para o corpo do líquido, na superfície, deve ser forte.
A tensão superficial da água, por exemplo, é aproximadamente três vezes maior do que a maior parte dos líquidos comuns, devido as pontes de hidrogênio. Sendo a tensão superficial do mercúrio ainda maior, mais de seis vezes superior a da água. Essa alta tensão superficial indica que existem ligações muito fortes entre os átomos de mercúrio líquido.
2. Dê uma explicação de um ponto de vista molecular. Ilustre com um desenho.
Não entendi.
3. Como fazemos para medir a tensão superficial? Qual sua unidade no Sistema Internacional de Unidades.
Ao longo da circunferência de contato entre a água e a parede surgem forças atrativas que levantam a água até que são impedidas pelo peso da coluna. A resultante vertical dessa força é dada pelo produto da tensão superficial (em dinas/cm) pelo comprimento da circunferência interna do tubo (cm). O resultado é uma força que deve ser igual ao peso da coluna de água que subiu pelo tubo. Esse peso pode ser calculado medindo-se a altura da coluna desde o nível da água no recipiente até o menisco, que é a