capacitores
Alumínio é o material usado para os eletrodos. Grandes valores de capacitância podem ser obtidos em comparação com o tamanho do capacitor devido à pequena espessura do dielétrico ser extremamente fina.
Uma das principais características de um capacitor eletrolítico é que ele tem polaridade (terminal positivo e terminal negativo).
Isso significa que deveremos ter cuidado em conectá-los ao circuito. Se o capacitor for submetido a uma tensão maior que a de trabalho ou se a polaridade for invertida ele pode ser danificado.
Capacitores de Tântalo
Capacitores de tântalo são capacitores eletrolíticos que usam um material chamado tântalo para os eletrodos. Grandes valores de capacitância similares ao de alumínio pode ser obtido. Capacitores de tântalo são superiores ao de alumínio no que se refere à temperatura e freqüência de operação.
Capacitores de tântalo são um pouco mais caro que os de alumínio. São usados em circuitos que precisam que o valor da capacitância seja constante com a temperatura e freqüência.
Capacitores Cerâmicos
Internamente esses capacitores não têm estrutura de bobinas, por isso mesmo podem ser usados em aplicações de alta freqüência. Tipicamente são usados em circuitos que aterram sinais de alta freqüência. Esses capacitores têm a forma de um disco.
Capacitores de Filme de Poliestireno Nestes capacitores, um filme de poliestireno é usado como dielétrico. Este tipo de capacitor não pode ser usado em circuitos de altas freqüências, pois eles são construídos com estruturas de bobinas. São usados em circuitos de filtro e circuitos de tempo que operem até algumas centena de KHz ou menos.
Capacitores de Polipropileno
São usados quando houver necessidade de pequena tolerância. A capacitância destes capacitores praticamente não muda.
Estes capacitores tem uma tolerância de ±1%.
Capacitores de Mica
Nesses