Capacitores, semicondutores, diodos, transistores
Conceito - é um componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica.Conjunto formado por duas placas condutoras separadas por um material isolante, as placas também são chamadas de armaduras e o isolante de dielétrico.
Funcionalidade – Armazenar cargas elétricas, o dielétrico deve isolar eletronicamente as placas alem de reduzir o campo elétrico entre elas quando estiver carregado aumentando a sua capacitância (capacidade de armazenar cargas elétricas).
Modelos
Cerâmicos: Capacitores pequenos, de baixo custo, adequados para altas freqüências. São fabricados com valores de capacitância de picofarads (pF) até 1 microfarad (µF). Sua capacitância pode variar dependendo da tensão aplicada.
Poliéster: Muito utilizados para sinais AC de baixa freqüência, mas inapropriados para altas freqüências. Seu valor típico de capacitância reside na ordem dos nanofarads (nF).
Tântalo: Alta capacitância, tamanho reduzido, ótima estabilidade. Existem modelos polarizados e não-polarizados. Possuem maior custo de produção em relação aos capacitores eletrolíticos e tensão máxima de isolamento em torno de 50V.
Mica: São inertes, ou seja, não sofrem variação com o tempo e são muito estáveis, porém, de alto custo de produção.
Óleo: Possuem alta capacitância e são indicados para aplicações industriais, pois suportam altas correntes e picos de tensão elevados. Possuem tamanho superior em relação a outros tipos de capacitores e seu uso é limitado a baixas freqüências.
Eletrolíticos: Nome comumente empregado aos capacitores cujo dielétrico é o óxido de alumínio imerso em uma solução eletrolítica. São capacitores polarizados de alto valor de capacitância, muito utilizados em fontes de alimentação. Possuem custo reduzido em relação ao valor da capacitância, porém, proporcionam grandes perdas e seu uso é limitado a baixas freqüências.
Projeto Eletrônico
Circuito Fonte de Alimentação Simétrica
A circuito de fonte