Semicondutores
O estudo dos semicondutores é um dos principais responsáveis pelo mundo como conhecemos hoje. A evolução dos semicondutores nos permitiu miniaturizar aparelhos, criação de novos, acompanhados de constantes melhoramentos, porém podemos dizer que os primórdios desta teoria remontam aos gregos, desde as primeiras observações das respectivas interações entre o âmbar e pedaços de folhas, dando-se as primeiras observações no ramo da eletricidade e dos materiais.
Podemos dizer que um semicondutor é frequentemente definido como um condutor elétrico intermediário, entre um isolante e um metal condutor, assim, precisamos discutir a respeito dos tipos de semicondutor, e quais são suas principais características. São condutores elétricos cuja condutividade elétrica aumenta com o aumento da temperatura. Em geral, são constituídos por Silício ou Germânio, dopados com elementos da família 13 ou 15 o que será discutido mais adiante.
HISTÓRIA
Michael Faraday, em 1833, apercebeu-se de que a resistência do Sulfido de Prata descia com a temperatura, o efeito contrário ao esperado com outros materiais.
Em 1874, Braun descobriu o efeito semicondutor em alguns sulfetos metálicos. Os primeiros elementos estudados foram o sulfeto de chumbo e o sulfeto de ferro.
Em 1878 e 1879 David E. Hughes iniciou pesquisas no efeito semicondutor, a princípio como curiosidade, pois foi percebido ao acaso pelo cientista. Embora Hughes não conhecesse o trabalho de James Clerk Maxwell, descobriu uma maneira de emitir ondas eletromagnéticas a partir de semicondutores. Em função de suas experiências acabou por inventar o detector eletromagnético por efeito semicondutivo, o diodo.
Em 1929, Walter Schottky, confirmou experimentalmente a existência de uma barreira de potencial numa junção Metal-Semicondutor. (Heterojunção, diodo de Schottky)
O QUE SÃO SEMICONDUTORES?
Semicondutores são materiais sólidos geralmente cristalinos que possuem condutividade elétrica