Radiologia biasoli e bontrager
-PRODUÇÃO DE RAIOS X
- ANATOMIA
- TÓRAX
- CRÂNIO
- FACE
- COLUNA VERTEBRAL
- EXTERMIDADES- JOELHO/MÃO/COTOVELO - PORTÁRIA 453
- PROTEÇÃO RADIOLOGICA
- RADIOLOGIA DIGITAL
SISTEMA EMISSOR DE RAIOS X
O sistema emissor de raios X, também denominado cabeçote, é constituído pelo tubo (ampola) de raios X e pela cúpula (carcaça) que o envolve.O tubo (ampola) de raios x é composto por um envoltório geralmente constituído de vidro pirex, resistente ao calor, lacrado, e com vácuo em seu interior,onde são encontrados o catodo (pólo negativo) e o anodo (pólo positivo).
O catodo: - é responsável pela liberação dos elétrons, que irão de chocar no anodo produzindo raios X e calor. È constituído por um ou dois filamentos helicoidais de tungstênio, que suportam temperaturas elevadas (acima de 2000º), e se localizam no interior de um “copo raso” denominado:
- Coletor Eletrônico
Possui a função de evitar a dispersão dos elétrons liberados. A maioria dos tubos apresenta dois filamentos que possuem comprimentos diferentes e características elétricas distintas ( o maior está relacionado ao foco grosso e o menor ,ao foco fino).
Anodo:
É uma placa metálica de tungstênio, ou uma liga de tungstênio- rênio, o um molibdênio (mamógrafos), que possui uma angulação com eixo do tubo, e é capaz de suportar as altas temperaturas resultantes do choque dos elétrons oriundos do catodo.
PRÉ-REQUISITOS E CARACTÉRISTICAS DE UM ANÓDO
- Alto ponto de fusão;
- Alta taxa de dissipação;
- Alto número atômico
-A eficiência na produção de raios x é diretamente proporcional ao número atômico dos átomos do alvo (anodo), ou seja, a produção de raios x será tão mais eficiente quanto maior for o número atômico dos átomos do alvo (anodo).O material mais apropriado para um anodo é o W (tungstênio), que possui número atômico alto (74) e alto ponto de fusão (3.410º-+ 20ºC) e