Esofagografia
I. INTRODUÇÃO
Primeiramente vamos entender o que são Meios de Contraste
Meios de contraste são substancias usadas em radiologia com objetivo de permitir a suficiente diferenciação entre estruturas vizinhas que possuem densidade similar. O meio de contraste permite esta diferenciação através do aumento de contraste entre as estruturas.
Os agentes de contraste devem satisfazer algumas condições que justifique o seu amplo uso na pratica clinica. As principais são:
Baixa toxicidade
Fácil administração, sem modificação química.
Eliminação fácil
Fornecer contraste adequado
FUNÇÃO DOS CONTRASTES
Os contrastes devido ao seu alto número atômico possuem a propriedade de atenuar mais a radiação, formando desta forma uma sombra sobre o écrân que por sua vez intensificará a imagem sobre a película sensibilizando-a e formando uma segunda sombra sobre a película (filme) radiográfico que após ´passar pelo processo de revelação apresentará uma imagem opaca (braca, subexposta).
Apresentanto tal propriedade o contraste possui uma função quase “mágica” de diferenciar os tecidos adjacentes de uma estrutura como mostra do exemplo abaixo:
CAPACIDADE DE ABSORVER RADIAÇÃO:
Positivos ou radiopacos: Quando presentes em um órgão absorvem mais radiação que as estruturas vizinhas.
Negativos ou radio transparentes: É o caso de ar e dos gases que permitem a passagem dos RX mais facilmente servindo assim como contraste negativo. (ex: radiografias de duplo contraste, ar e bário).
Os meios de contrastes positivos têm peso atômico elevado determinando alta absorção dos raios-x. Estes meios de contrastes são basicamente de dois grupos: Iodados e Baritados. Os meios de contrastes negativos têm baixo peso atômico, com mínima absorção dos raios-x e são representados por elementos gasosos como ar atmosférico e gás carbônico. São úteis em certas circunstancias e hoje de uso bem menos