Quimica ambiental
Formador: * Bruno Couto
Formandos:
* Beatriz Rainha * Nelson Cabral * Rui Paiva
Data:
* 11-12-2012
Formador: * Bruno Couto
Formandos:
* Beatriz Rainha * Nelson Cabral * Rui Paiva
Data:
* 11-12-2012
Índice
Introdução 2 Atmosfera 4 Camadas da atmosfera 5 Mesosfera 7 Conclusão 10 Bibliografia 11
Introdução
O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Química Ambiental que é parte integrante do curso Técnico Especialista em Gestão da Qualidade e do Ambiente, lecionado na Escola de Novas Tecnologias dos Açores, com o intuito de dar a conhecer de forma sintetizada as várias camadas que constituem a atmosfera, aprofundando a mesosfera.
A escolha da camada mesosfera como tema para a elaboração deste trabalho foi sugestão do formador da referida disciplina, Bruno Couto, com o objetivo de ser parte da avaliação do módulo.
Assim sendo, a atmosfera consiste numa fina camada de gases presa á Terra devido à força da gravidade. É constituída por cinco camadas, nomeadamente a troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera, sendo este trabalho focalizado na camada mesosfera que é uma camada muito fria, com temperaturas abaixo de 90ºC negativos no entanto a sua parte inferior é mais quente pois absorve calor da estratosfera.
Atmosfera
A atmosfera é a camada de gases que envolve os planetas. A atmosfera terrestre é composta por uma grande variedade de gases que se mantêm devido à força da gravidade e também por causa do campo magnético que envolve a terra. Aquando da formação da terra a atmosfera era basicamente composta por metano, nitrito, vapor de água e dióxido de carbono. No entanto, os primeiros seres vivos realizaram a fotossíntese transformando o carbono em oxigénio.