Capacitação de mão-de-obra na construção civil.
Tiago Nunes Souza Antonio Almeida Carreiro
Resumo:
A construção civil terá dificuldade de encontrar mão de obra qualificada em 2010, problema que retorna depois de um período, em decorrência da crise financeira global. A discussão sobre a necessidade de capacitação da mão-de-obra nunca foi publicado. Entretanto, ainda hoje muitas empresas privilegiam a produção em desfavor de um número de horas maior para treinamento dos seus operários. O setor se caracteriza por absorver como mão-de-obra pessoas com menor capacitação, nascidas na periferia das cidades ou no campo e sem nenhuma experiência profissional. Isso mostra que os trabalhadores da indústria da construção civil compõem a base da pirâmide social urbana e que, dentre os diversos ramos da atividade econômica, o setor destina um grande contingente dos operários pobres. Neste trabalho procura-se analisar e reforçar a importância do treinamento da mão-de-obra para evitar a escassez na construção civil.
Palavras chave: Capacitação; Mão-de-obra; Construção civil .
Introdução Durante algumas décadas, a construção civil investiu em tecnologia e no desenvolvimento, mas esqueceu de colocar seus esforços e investimentos na qualificação da mão-de-obra. Esta ficou limitada a poucas instituições que mantiveram treinamentos nesta área.
Com a concorrência cada vez mais acirrada e a necessidade de se tornar cada vez mais competitiva para atender as novas demandas da indústria da construção civil, contar com uma mão-de-obra representa um diferencial significativo para que as empresas consigam encontrar a melhor forma de conviver com o mercado atual.
A construção civil é um ramo do setor econômico nacional que absorve um grande número de trabalhadores e, paradoxalmente, caracteriza-se por uma estrutura e funcionamento de canteiro de obras passageiro. Esta condição influencia no investimento da qualificação da mão-de-obra e