Artigo tratamento térmico no aço sae 1045
Diego Felipe Dias
Evenilson Tavares
Jackson Bravos
Júlio César Silva
´Leandro Ribeiro
Rone Christian
Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)
Conselheiro Lafaiete – MG – Brasil
Coordenador: Professor Thompson
Orientador: Professor Thompson
Resumo. Este trabalho trata de ensaios realizados no laboratório da UNIPAC para analisar as alterações da microestrutura e propriedades mecânicas do material SAE 1045 após passar por alguns tratamentos térmicos distintos. Apresenta as necessidades do aprendizado na ementa em estudo, bem como o propósito do curso. Descreve as técnicas e a ferramentas utilizadas nos ensaios, os equipamentos utilizados, assim como as principais características de cada um deles. Estudou-se o efeito do tratamento térmico, do ensaio de tração, ensaio de dureza, análise microestrutural, sobre as propriedades mecânicas de um aço SAE 1045, após seguintes tratamentos térmicos de normalização, recozimento, esferoidização, têmpera e revenimento.
1. Introdução
O objetivo do presente trabalho é analisar as alterações estruturais e mecânicas produzidas no aço SAE 1045 após passar pelos tratamentos térmicos de normalização, recozimento, esferoidização, têmpera e revenimento, a luz dos seguintes processos:
• Ensaio de tração.
• Ensaio de dureza.
• Preparação da amostra (lixamento e polimento).
• Ataque químico.
• Análise microscópica.
Com 0,45% de carbono em sua composição, o aço SAE 1045 é classificado como aço de médio teor de carbono com boas propriedades mecânicas e tenacidade bem como boas usinabilidade e soldabilidade quando laminado a quente ou normalizado.
A têmpera consiste em resfriar o aço, após austenitização, a uma velocidade suficientemente rápida para evitar as transformações perlíticas e bainíticas. Deste modo, obtém-se a estrutura metaestável martensítica.