metalografia
Técnico em Metalurgia
ENSAIO METALOGRÁFICO
E DUREZA
Moisés Luis Silva da Rocha
Profª Daniela Lupinacci Villanova
Novembro de 2013.
INTRODUÇÃO
Metalografia é o estudo da morfologia e estrutura dos metais. Para a realização da análise, o plano de interesse da amostra é cortado, lixado, polido e atacado com reagente químico, de modo a revelar as interfaces entre os diferentes constituintes que compõe o metal.
Este trabalho descreve o preparo e ensaio metalográfico, para a análise óptica de uma amostra metálica, permitindo visualizar sua microestrutura, na qual podemos definir as suas respectivas fases, podemos ainda a partir deste ensaio realizado em laboratório identificar/definir os tipos de estruturas encontradas a partir da análise microscópica do AÇO SAE 1020 e 1045.
Dureza é a propriedade característica de um material sólido, que expressa sua resistência a deformações permanentes e está diretamente relacionada com a força de ligação dos átomos. Basicamente, a dureza pode ser avaliada a partir da capacidade de um material "riscar" o outro, como na popular escala de Mohs para os minerais, que é uma tabela arbitrada de 1 a 10 na qual figuram alguns desses em escala crescente a partir do talco ao diamante. Outra maneira de avaliar a dureza é a capacidade de um material penetrar o outro. Na engenharia e na metalurgia,o chamado ensaio de penetração para a medição da dureza.
OBJETIVO
Apresentar, através do ensaio metalográfico e de sua análise micrográfica com o auxílio do microscópio, a morfologia e estrutura do material em estudo, determinando os micro-constituintes que o compõe. E que estes micro-constituintes variam de acordo com o tipo de liga analisada e de acordo com os tratamentos térmicos, mecânicos, processos de fabricação e outros processos a que o material haja sido submetido. A importância deste exame decorre do fato das propriedades mecânicas