capacidade
Sistema Avaliação Aptidão Agrícola das Terras, Sistema Capacidade de Uso.
Métodos Avaliação da Aptidão Agrícolas das Terras, Maior utilização de nível nacional, Na sua estrutura, considera diferentes níveis de manejo, Permite modificações, ajustes ou incorporações de outros parâmetros, acompanhando avanços pesquisa, Aceita Adaptações em diferentes escalas de mapeamento, Distingue o pequeno e o grande Agricultor (Viabilidade redução limitações).
Conceitos de fertilidade de Solos – A fertilidade Solo é uma ciência que estuda a capacidade em suprir nutrientes as plantas e a maximização produtividade culturas não só depende da fertilidade do solo. Conhecer a fertilidade e capacidade de uso dos solos faz – se necessário para fazer o manejo correto da fertilidade, visando maximizar as produtividade agropecuárias.
Manejo da Fertilidade de Solo, fatores envolvidos – Solo, Planta, Retorno econômico, Produtividade e qualidade, sistema cultivo, impacto ambiental, agricultor.
Fertilidade de solo – Métodos Avaliação – Analise física/Química do solo, diagnose visual da planta, analise tecidos foliares das plantas.
Resultado – Avaliação fertilidade solo = manejo fertilidade= praticas corretivas e adubação
Fertilidade de solo – SB – soma das Bases = CA2+ MG2+K
V% - saturação por bases = SB/CTCX100
Acides Potencial = ( H + AL) solução solo
Acidez Ativa= ph – (H) solução solo
CTC – Capacidade de troca catiônica – quantidade de íons positivos (cátions) que o solo é capaz de reter em determinada condições e permutar por quantidades equivalentes de outros cátions ( íons de mesmo sinal) sendo definida também como a intensidade de cargas negativas que se manifesta nos coloides
Determinação CTC= CA2 + MG2 + K + (NA+) (