capa
GleidsonYure Pereira Girão
Transtornos Alimentares (TA)
Macapá
2013
Escola São Camilo
GleidsonYure Pereira Girão
Transtornos Alimentares (TA)
Trabalho realizado ao Curso de Téc. De Enfermagem da Escola São Camilo Faculdade como pré-requisito para obtenção de média avaliativa da disciplina de Nutrição.
Orientadora: Profª. MSc. Marília Castelo Branco.
Macapá
2013
Introdução:
Os transtornos da alimentação envolvem distúrbios graves no comportamento alimentar do tipo redução extrema e pouco saudável na ingestão de alimentos ou, ao contrário, uma ingestão excessiva, associados a sentimentos de angústia ou preocupação extrema com a forma do corpo ou com o peso corporal.
Fazendo como que o individuo esteja sempre à procura da “boa forma”, onde este processo muitas vezes se daráapenas com um olhar holístico voltado somente para o próprio individuo aonde o mesmo dispensará segundas opinião com relação a sua forma física.
Atualmente os transtornos da alimentação tem se apresentado com maior frequência durante a adolescência ou na idade adulta jovem, Mais não se descartando a possibilidade de ocorrer também durante a infância ou mais tardiamente na idade adulta.
Muitas vezes, esses transtornos são de origem psicológica, desencadeados por depressão, abuso de drogas e transtornos ansiosos. Além disso, as pessoas portadoras de transtornos da alimentação podem vir a apresentar outras demais complicações de saúde, como: problemas cardíacos graves e insuficiência renal. Podem ate mesmo levar o individuo aóbito.
De acordo com estimativas do NIMH (Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos) 70 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de algum tipo de transtorno alimentar. Em estudos de longo prazo o índice de mortes provocado por esses transtornos é alto: entre 18% e 20%.
Assim, odiagnóstico precoce e uma abordagem terapêutica adequada dos transtornos