capa contexto
GABRIEL SILVEIRA ROCHA
RELATÓRIO
CONTEXTO SOCIAL
CURVELO 2014
No dia dezesseis de Julho de 2014 foi ministrada uma palestra pelo economista João Oliveira Junior aos alunos do curso de Engenharia Civil no auditório do CEFET-MG CAMPUS X, a qual abordou algumas passagens de sua vida, e assim nos inspirando como estudantes.
João Oliveira nos fez refletir com a seguinte pergunta: “O que o mundo quer? ” Após tímidas respostas dos ouvintes presentes, ele começou discutir a respeito da indagação e concluiu que tudo que o mercado procura é uma solução para cada tipo de problema, não importando como seja feito, contando que seja do jeito mais econômico possível, assim sendo, apenas as pessoas mais capacitadas conseguem solucionar tais problemas, isso devido o estudo que obtiveram e ao tempo dedicado o mesmo.
Contando um pouco sobre sua vida, nos explicou como ele, na ajuda de seu irmão conseguiram levantar um prédio em plena Savassi sem gastar R$ 1,00. Este feito ocorreu depois que ambos fizeram um curso, o qual dizia ser possível construir um prédio sem gastar nada, e isso havia chamado muito a atenção de João Oliveira. Primeiro eles foram até o local onde seria construído o prédio e depois de planejarem toda a planta, enfim começaram a levantar a obra, disse que foi preciso ter muita coragem para dar início a um projeto desse porte, mas que além disso foi preciso muito estudo também, e que no final conseguiram realmente concluir todo o projeto sem terem nenhum gasto próprio.
No decorrer da palestra, o economista explicou também sobre a importância de se ter um “ pensamento antecipatório “, ou seja, um engenheiro civil por exemplo precisa prever todo o tipo de erro que pode vir acontecer enquanto a execução de um projeto. Para minimizar ao máximo tais erros o engenheiro irá antes analisar a área da futura construção, estando atento ao tipo de