MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA
OPERADOR DE MÁQUINAS DE FABRICAR PAPEL
MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA
CANOINHAS
2014
SENAI- SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
OPERADOR DE MÁQUINAS DE FABRICAR PAPEL
CANOINHAS
2014
Sumário 1.INTRODUÇÃO 4 2.MANUTENÇÃO PREVENTIVA 5
VANTAGENS: 5
DESVANTAGENS: 6 3.MANUTENÇÃO CORRETIVA 6
VANTAGENS: 7
DESVANTAGENS: 8 4.CONCLUSÃO 9 5.REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
Manutenção pode ser definida como um conjunto de tratativas e ações técnicas, intervencionistas, indispensáveis ao funcionamento regular e permanente das máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Esses cuidados envolvem a conservação, a adequação, a restauração, a substituição e a prevenção.
A manutenção industrial é uma área e ou departamento responsável pela garantia das principais características, que é a funcionalidade (com máximo desempenho e máxima confiabilidade), dos equipamentos que compõem as plantas industriais, ou ainda as instalações que compõem estas plantas.
A ABNT NBR 5462/1994 (Confiabilidade e Mantenabilidade), norma que rege os conceitos e tange a manutenção como um sistema, ramo e área industrial, define manutenção como a combinação de ações técnicas e administrativas, inclusive as de coordenação, destinadas a manter ou recolocar um dado equipamento, instalação ou sistema, na sua principal função requerido, outrora projetado.
A Manutenção Preventiva, como o próprio nome sugere, consiste em um trabalho de prevenção de defeitos que possam originar a parada ou um baixo rendimento dos equipamentos em operação. Esta prevenção é feita baseada em estudos estatísticos, estado do equipamento, local de instalação, condições elétricas que o suprem, dados fornecidos pelo fabricante (condições ótimas de funcionamento, pontos e periodicidade de lubrificação, etc.), entre outros.
A manutenção corretiva é a forma mais óbvia e mais