Fase de verifica o e preven o corretiva e preventiva
O A
Ã
V
I
Ç
T
A
C RE
I
F R
I
R CO
E
V O
E Ã
D Ç VA
E EN TI
S
FA EV EN
PR EV
PR
ISO CHAMA DE “PROCESSOS DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE”. NO ITEM 4.1 – REQUISITOS GERAIS, A ISO 9001:2008
COMEÇA SOLICITANDO QUE A ORGANIZAÇÃO IDENTIFIQUE TODOS OS PROCESSOS RELACIONADOS AO SISTEMA. JÁ NO ITEM 4.2.2 – MANUAL DA QUALIDADE, A NORMA DIZ QUE OS PROCESSOS E AS DEVIDAS INTERAÇÕES, DEVEM ESTAR DESCRITAS NO MANUAL DA QUALIDADE.
• PROCESSOS DE MEDIÇÃO E MONITORAMENTO;
ESSES P ROCESSOS AP ÓIAM OS PROCESSOS DE GEST ÃO E DE REALIZAÇÃO, AO FORNECER INFORMAÇÕES PARA A MELHORIA DO SIST EMA E PARA O AT ENDIMENTO DAS NECESSIDADES DOS CLIENTES.
DEVEMOS MONITORAR ESSES PROCESSOS ISTO É, ACOMPANHAR DE TAL FORMA QUE P OSSAMOS IDENT IFICAR TANTO NÃO CONFORMIDADES REAIS COMO POTENCIAIS, E AINDA, APONTARMOS PONTOS DE MELHORIA. ESSE MONITORAMENTO DEVE SER EVIDENCIADO EM CADA UM DOS PROCESSOS IDENTIFICADOS NO MANUAL.
ALÉM DE M ONITORAR, A ORGANIZAÇÃO DEVE, SEMPRE QUE POSSÍVEL, MEDIR O DESEMPENHO DE CADA PROCESSO.
COM OS RESULTADOS DOS MONITORAMENTOS E DAS MEDIÇÕES NAS MÃOS, A ORGANIZAÇÃO DEVE SER CAPAZ DE DEMONST RAR A CAPACIDADE DE CADA PROCESSO EM ALCANÇAR OS RESULTADOS PREVIAMENT E PLANEJADOS.
OBVIAMENT E QUE QUANDO O MONITORAMENTO OU A MEDIÇÃO INDICAREM QUE O PLANEJADO NÃO FOI ALCANÇADO, UMA AÇÃO OU UM PLANO DE AÇÃO DEVE SER APLICADO.
NÃO C O NFO RMIDADE EAÇ ÃO C O RRETIVA E PREVENTIVA
TODO SISTEMA DE GEST ÃO AMBIENTAL REQUER DA EQUIP E ALGUNS TIPOS DE AÇÃO. BASICAMENT E ELAS PODEM SER CLASSIFICADAS DA SEGUINT E MANEIRA:
• AÇÃO CORRETIVA – É A AÇÃO REQUERIDA SEMPRE QUE UMA NÃO CONFORMIDADE É DET ECTADA;
• AÇÃO PREVENT IVA – É A AÇÃO REQUERIDA QUANDO A NÃO CONFORMIDADE AINDA NÃO OCORREU, P ORÉM, P ODERIA T ER OCORRIDO;
• AÇÃO DE MELHORIA – É UMA AÇÃO QUE SE PÕEM EM PRÁT ICA QUANDO SE DESEJA MELHORAR O SIST EMA DE GESTÃO AMBIENTAL, AINDA QUE A FALTA DELA NÃO PONHA EM RISCO O MEIO AMBIENTE NEM VENHA O CAUSAR UMA NÃO CONFORMIDADE.
VAMOS A UM EXEMP LO:
OS RESÍDUOS SÓLIDOS DE UMA