Mesclagem Conceptual em Capas de Cd
Tema
Mesclagem Conceptual em capas de CDs.
Delimitação do Tema Mesclagem Conceptual em Capas de CDs com títulos que abordam o tema virgindade.
Objetivo Geral
Analisar sistematicamente, através de questionários, como ocorre a formação de sentindo em alguns indivíduos ao ver a capa de CD disponibilizadas na pesquisa.
Objetivos Específicos
- Analisar as respostas dos pesquisados e observar como chegaram à conclusão de significação das imagens.
- Observar pontos de influência das imagens que fizeram com que tivessem respostas concretas e diretas.
- Realizar a formação de uma mesclagem partindo da coleta de dados de cada pesquisado.
JUSTIFICATIVA
A construção dos significados alega que a conceptualização surge da linguagem em contexto, dentro da diretriz cognitiva. Nesse mesmo contexto, juntamente com o conhecimento pré-existente, encontra-se a construção de significados, situada na perspectiva cognitiva, onde orienta o processo dessa construção.
A teoria dos espaços mentais, de 1994, nos mostra que a mesclagem conceptual, ou conceptualização, é exercida e norteada pelo contexto discursivo. Toda essa definição e premissa nos fazem compreender que o título e a imagem presentes em capas de CDs só podem ser entendidos se levados ao seu contexto geral. Para a realização desse projeto de pesquisa escolhemos duas capas de CDs com títulos-tema abordando a virgindade. Ambas as capas são de artistas internacionais consagrados da música mundial, sendo uma de uma banda e outra de uma cantora, são eles: Scorpions e Madonna. Madonna é conhecida até hoje pela sua ousadia ao tratar de assuntos considerados polêmicos na sociedade contemporânea, associando temas como sexo, política, religião e arte à música. Escolhemos um de seus trabalhos mais polêmicos dentro da indústria fonográfica mundial, o seu álbum Like A Virgin, de 1984, que aborda o tema virgindade relacionando ao comportamento religioso e ético da época. Esse mesmo CD foi considerado um