Cap Tulo IV
O tamanho do mercado é fator que determina o quanto dividido e especializado será o trabalhador
A distancia entre as moradias das famílias e povoados, faz com que os trabalhadores precisem realizar muitas tarefas com as quais produzem seus manufaturados, não permitido que surjam profissionais especializados, e mesmo que estes existam não haverá procura para o alto numero de excedentes por ele fabricado.
As distancias e meios de transportes são fatores essenciais na manutenção e extensão do comercio, destacando-se os meios fluviais neste contexto histórico, mais é claro que independente do fluxo o comercio pode se estabelecer, porem, o retorno deste tipo de negocio precisa ser muito alto para compensar o esforço do trâmite.
O interior sofre grande desvantagem no comercio, principalmente as cidades mais afastadas de rios navegáveis e da costa marítima onde os avanços tecnológicos chegam primeiro.
O mar mediterrâneo foi o berço de muitas nações que graças as suas características conseguiram formar as primeiras embarcações ainda que pouco exploradores em virtude do medo provocado pela falta de tecnologia e mitos da época.
Capítulo IV – Da origem e do Uso do Dinheiro
Uma vez plenamente estabelecida a divisão do trabalho, é muito reduzida a parcela de necessidades humanas que pode ser atendida pela produção individual do próprio trabalhador. A grande maioria de suas necessidades, ele a satisfaz permutando aquela parcela do produto de seu trabalho que ultrapassa o seu próprio consumo, por aquelas parcelas da produção alheia de que tiver necessidade. Assim sendo, todo homem subsiste por meio da troca.
* Todo homem tem sua subsistência por meio da troca, tornando- se de certo modo comerciante, e assim a sociedade foi se transformando em uma sociedade comercial;(p.13)
* A troca de produtos tinha grandes empecilhos, bem como ter algo sobrando e alguém querer comprar, mas este certo alguém não ter o