1Tipos de cimento Portland 1
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS – IFTO / CAMPUS GURUPI
CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM EDIFICAÇÕES
LORRAYNE PEREIRA SANTOS
NÚBIA BARBOSA V. M. GARCIA
TIPOS DE CIMENTO PORTLAND
GURUPI, TO
2015
LORRAYNE PEREIRA SANTOS
NÚBIA BARBOSA V. M. GARCIA
TIPOS DE CIMENTO PORTLAND
Trabalho elaborado como parte integrante da avaliação parcial da Componente Curricular Controle Tecnológico, do módulo IV do Curso Técnico Subsequente em Edificações do Instituto Federal do Tocantins – Campus Gurupi.
Profª: Regiane Rezende
GURUPI, TO
2015
TIPOS DE CIMENTO PORTLAND
1. CP I – Cimento Portland comum
É o cimento Portland sem quaisquer adições, exceto gesso, usado para controlar a pega (o tempo necessário para o endurecimento parcial do composto). É recomendado para o uso em construções de concreto em geral, quando não são exigidas propriedades especiais do cimento, como em casos de exposição frequente à água, muita umidade, esgoto, água do mar, etc (sulfatos do solo ou de águas subterrâneas). É normalizado pela ABNT NBR 5732.
Figura I: Prédio Figura II: Casa
2. CP I-S – Cimento Portland comum com adição
Assim como o CP I, ele é bem básico, mas agora, somado ao clínquer, há um material pozolânico, mesmo que em baixíssima quantidade (5%), que apresenta níveis ainda menores de permeabilidade. É normalizado também pela ABNT NBR 5732. Recomendado para construções em geral, com as mesmas características.
Figura III: Casa Figura IV: Prédio
3. CP II-E – Cimento Portland composto com escória
O CP II-E, além de apenas o gesso, tem a adição de escória granulada de alto-forno. O material dá uma propriedade de baixo calor de hidratação ao cimento, o que lhe confere a propriedade de baixo