Cap tulo 04 Estrutura Organizacional
EXPLICAÇÕES CONTETUAIS
Tamanho
Em primeira análise, o tamanho organizacional aparenta ser uma variável simples – o número de pessoas em uma organização. Em um artigo esclarecedor, Kimberly (1976) demonstrou que o tamanho possui, na realidade, quatro componentes.
O primeiro componente do tamanho é a capacidade física da organização. Universidades possuem capacidade em relação ao número de salas de aula ou de quartos.
O segundo componente do tamanho é o pessoal disponível para a organização. Para outras organizações, a meta consiste em manter um tamanho mínimo, a fim de reduzir custos.
O terceiro componente do tamanho são os insumos ou resultados organizacionais. Insumos podem ser fatores como o número de clientes ou estudantes atendidos e o número de detentos em uma prisão. O índice de graduação de uma faculdade ou universidade é um resultado, sendo muito importante quando são consideradas competições atléticas entre as faculdades.
O componente final do tamanho são os recursos para investimento, disponíveis a uma organização sob a forma de riqueza ou ativos líquidos.
O tamanho é relacionado à complexidade, que conduz a uma maior necessidade de controle e coordenação, o que, por sua vez, se relaciona a maiores custos fixos administrativos. Portanto, tamanho e complexidade operam com finalidades que se entrelaçam.
Tecnologia
Os resultados variados encontrados nas análises relativas à tecnologia parecem estar baseados em diversos fatores. Em primeiro lugar, há discussões a respeito do nível em que a tecnologia opera na organização. Hickson, Pugh e Pheysey (1969) dividem o conceito geral de tecnologia em três componentes:
- tecnologia de operações: técnicas utilizadas nas atividades relacionadas ao fluxo de trabalho da organização;
- tecnologia dos materiais: materiais utilizados no fluxo de trabalho (uma técnica altamente sofisticada pode, possivelmente, ser aplicada a materiais relativamente simples); -