Trabalho De Contabilidade Governamental II 2012
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
1° Pesquisa Bibliográfica: Princípios Contábeis aplicados a Administração Pública.
2° Pesquisa Bibliográfica: A Classificação sob os aspectos Orçamentários e Contábeis.
3° Pesquisa Bibliográfica: Os Demonstrativos Contábeis aplicados a Administração pública.
4° Pesquisa Bibliográfica: A Análise do Desempenho das Gestões Pública sobre o enfoque contábil.
Trabalho elaborado para fins de avaliação parcial da disciplina de Contabilidade Governamental II, Turma: 4° período, código da disciplina: CSA 1204, do curso de Ciências Contábeis, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Professor MSc. Manoel Barbosa Gomes.
Goiânia
2012
1° Pesquisa bibliográfica sobre os Princípios Contábeis aplicados a Administração Pública.
Princípios fundamentais de contabilidade:
a) Da entidade
Segundo o art. 4º da Resolução n. 750/93, a contabilidade deve reconhecer o patrimônio da entidade como objeto da contabilidade e na autonomia patrimonial da administração; não se confunde, em momento algum, com o dos administradores públicos.
b) Da continuidade
Pela redação do art. 5º da Resolução n. 750/93 do CFC, a vida da entidade é continuada; como as demonstrações contábeis são estáticas, não podem ser desvinculadas dos períodos anteriores e subseqüentes. Ocorrendo a descontinuidade, o fato deve ser divulgado (art. 34 da Lei Federal n. 4.320/64).
c) Da oportunidade
Por força do disposto no art. 6º da Resolução CFC 750/93, o princípio da oportunidade refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram. As mudanças nos ativos, passivos e na expressão contábil do patrimônio líquido devem reconhecer-se formalmente nos registros contábeis logo que ocorrerem, ainda que os seus valores