Caos na Saúde Pública
Discente: Cinthya Lourenço
Docente: Diéssica Cerqueira Lopes
Turma: Enfermagem – NR01
Caos na Saúde Pública.
Salvador, Abril de 2014.
Ao falar de saúde pública no Brasil, surgem várias indignações. Pois tinha tudo para ser um exemplo para outros países com o SUS, na teoria ele é “o sistema”, mas na prática infelizmente deixa a desejar.
A saúde é um assunto de relevância no cenário nacional e internacional, devido as suas implicações sociais, políticas e econômicas. Um pesquisa do IBGE mostrou que 75% dos brasileiros não tem planos de saúde, sendo assim, utilizam o SUS. E os 25% conveniados estão em sua imensa maioria insatisfeito com o atendimento prestado pelo setor privado e também recorrem com freqüência ao SUS.
A saúde pública no Brasil necessita de mais atenção dos órgãos competentes, os dados são todos reais, pois é visto no dia-dia nas urgências, emergências, hospital e postos de saúde, o país está desestabilizado, as políticas públicas são incoerentes e desrespeitam a sociedade. É triste e vergonhoso ver crianças e idosos morrendo em corredores de hospitais públicos, por falta de atendimento, ou por falta de medicações. Outro caos são as greves que assolam cada vez mais o povo oprimido, que luta por uma vaga nas unidades de saúde.
Não repudio as manifestações, pois é uma forma de se exigir o que é seu de direito, reivindicando melhores condições de trabalho e reajuste salarial. Só que infelizmente alguém sai prejudicado nessa história, nesse caso a população usuária do serviço público. São inúmeros os problemas que afligem a saúde do povo brasileiro, as superlotações dos postos de saúde e hospitais públicos, a falta de estrutura, são dilemas que necessitam ser revistos.
O Brasil tem uma rede de saúde gratuita e de livre acesso a toda população e, ao mesmo tempo, vê o mercado de saúde, os planos e consultas particulares, se