Senhor
COORDENADORIA DE GESTÃO AMBIENTAL - GR
MANUAL E REGRAS BÁSICAS DE SEGURANÇA PARA LABORATÓRIOS
Florianópolis, 1998
MANUAL E REGRAS BÁSICAS DE SEGURANÇA PARA LABORATÓRIOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
COORDENADORIA DE GESTÃO AMBIENTAL - GR
Agradecemos a gentileza do Departamento de Química, através o seu chefe, Prof. Nito Angelo Debacher, em nos ceder este material, bem como de seus autores, Prof. Almir Spinelli, Profª Maria da Graça Nascimento e Profª Sílvia Denofre de Campos.
Prof. Fernando S. P. Sant'Anna
Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC
Apoio: Gabinete do Reitor/UFSC.
Nenhum trabalho é tão importante é tão urgente, que não possa ser planejado e executado com segurança.
O manual de segurança não pode cobrir todos os aspectos relacionados com segurança: se uma prática perigosa não estiver mencionada neste Manual, a omissão não pode ser usada como desculpa para isentar de responsabilidade os indivíduos que a executam.
Quaisquer dúvidas quanto ao conteúdo deste manual podem ser esclarecidas junto ao Departamento de Química - CFH/UFSC, no telefone 331 9219.
Telefones de emergência; Bombeiros 193 Cento de Informações Toxicológicas (UFSC) 9173 e 9535 Central de Vigilância (UFSC) 9555 e 9442 Hospital Universitário (telefonista 9140 e 9100) (Emergência 9189) Polícia 190
INTRODUÇÃO:
Laboratórios são lugares de trabalho que necessariamente não são perigosos, desde que certas precauções sejam tomadas. Acidentes em laboratórios ocorrem freqüentemente em virtude da pressa excessiva na obtenção de resultados. Todo aquele que trabalha em laboratório deve ter responsabilidade no seu trabalho e evitar atitudes ou pressa que possam acarretar acidentes e possíveis danos para si e para os demais. Deve prestar