Canto orfeônico e notação musical
CANTO ORFÊONICO E NOTAÇÃO MUSICAL
CASCAVEL
13 DE ABRIL DE 2012
DÉBORA TAIS SCHNORR
LETÍCIA HABOSKI DE AMORIM
Trabalho solicitado na disciplina de Teoria da Percepção Musical I, pelo professor Patrik Furlan Schultz.
CASCAVEL
13 DE ABRIL DE 2012
NOTAÇÃO MUSICAL
Notação musical é o nome de um sistema de escrita utilizado para representar uma peça musical, permitindo ao músico que a execute da maneira desejada pelo compositor. O sistema de notação mais utilizado atualmente é o sistema gráfico ocidental.
Grande parte do desenvolvimento da notação musical deriva do trabalho do monge beneditino Guido d'Arezzo (aprox. 992 - aprox. 1050). Sua grande contribuição foi o desenvolvimento da notação absoluta das alturas (onde cada nota ocupa uma posição na pauta de acordo com a altura desejada). Além disso, Guido d’Arezzo foi o idealizador do solfejo, sistema de ensino musical que permite cantar os nomes das notas. Com essa finalidade criou os nomes pelos quais as notas são conhecidas atualmente: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, em substituição ao sistema de letras de A a G que eram usadas anteriormente. Como Guido d'Arezzo utilizou a italiano em seu tratado, seus termos se popularizaram e é a principal razão para que a notação moderna use termos italianos.
Nesta época o sistema tonal já estava desenvolvido e o sistema de notação com pautas de cinco linhas tornou-se o padrão para toda a música ocidental, mantendo-se assim até os dias de hoje.
Pauta ou Pentagrama é o conjunto de 5 linhas e 4 espaços horizontais onde se escreve as notas musicais. Conta-se as linhas e os espaços de baixo para cima.
Além da pauta, temos linhas suplementares, 3 superiores e 4 inferiores.
Temos na música três claves (Sol, Fá e Do), e estas servem para dar nome as notas. A altura de cada nota é representada pela sua posição na pauta em referência à nota definida pela clave utilizada.
A música se divide em melodia, harmonia e ritmo.
Melodia é um