Motivação
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MOTIVAÇÃO Grupo: Adlany Lima, Chadsoncley José, Dayane Ilka, Sidney Silva
Professor: Jônatas Araújo de Almeida
Disciplina: Administração
Sumário: * A Influência da Motivação Humana; * A liderança; * A comunicação; * A organização informal; * A dinâmica de grupo; * A apreciação crítica da Teoria das Relações Humanas.
O advento da Teoria das Relações Humanas trouxe uma nova linguagem que passou a dominar o repertório administrativo: fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo etc.
Com a Teoria das Relações Humanas, surge uma nova concepção sobre a natureza do homem: o homem social, que se baseia nos seguintes aspectos: 1. Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, dotados de sentimentos, desejos e temores. O comportamento no trabalho – como o comportamento em qualquer lugar – é uma consequência de muitos fatores motivacionais. 2. As pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam suas satisfações por meio de grupos sociais com quem interagem. 3. O comportamento dos grupos sociais é influenciado pelo estilo de supervisão e liderança. 4. As normas sociais do grupo funcionam como mecanismos reguladores dos comportamentos dos membros. Os níveis de produção são controlados informalmente pelas normas do grupo.
A Influência da Motivação Humana
A motivação procura explicar por que as pessoas se comportam. A Administração Científica baseava-se na concepção do homo economicus, segundo o qual o comportamento do homem é motivado exclusivamente pela busca do dinheiro e pelas recompensas salariais e materiais do trabalho. Toda a Abordagem Clássica da Administração se alicerçava nessa estreita teoria da motivação
1. Teoria de campo de Lewin
Kurt Lewin em suas pesquisas sobre o comportamento social já se referia ao importante papel da motivação. Para explicar a