Cantando e brincando
Participantes do Projeto: Ana Izabel Witt, Isabel Maria Monteiro Guedes, Maria Isabel Kronbauer Pereira .
Apresentação: Ana, professora municipal em São Leopoldo, na EMEF Clodomir Vianna Moog, estudante de Bacharelado em Musicoterapia e Licenciatura em Música nas Faculdades EST. Atende os cinco primeiros anos do ensino fundamental, ensinando Artes com ênfase em música. São alunos de classe baixa, sem recursos financeiros, sociais e familiares. Na grande maioria, demonstram interesse em aprender e gostam muito de música.
Isabel Maria, professor em Xangrilá na EMEF Major João Antônio Marques
Maria Isabel, professora em Taquari na EEEF Antônio Leite Pereira
JUSTIFICATIVA: Tendo em vista a aplicação da Lei Feder al nº 11.769 de 18 de agosto de 2008 que fala da obrigatoriedade da Música como componente curricular inserido desde as classes iniciais, nós como professoras que acreditamos na música como auxiliar da aprendizagem, pensamos em resgatar jogos e brincadeiras musicais. Sentimos a necessidade de buscar nos jogos e rodas cantadas, os desafios musicais que poderão contribuir no processo educativo e colaborar na organização, na socialização e formação de cidadãos mais conscientes de sua participação efetiva na sociedade. Sendo assim, pesquisamos cirandas, canções e a utilização das mesmas no cotidiano escolar que pode ser estendido a família.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: * Jogos e histórias cantadas * Cirandas * Canções criativas * Brincadeiras musicais * Construção de instrumentos e jogos (chocalhos, memória, dominó, bingo sonoro)
APLICAÇÃO:
Utilizando canções infantis e outras, buscaremos integrar os alunos em grupos para que os mesmos possam partilhar dos jogos e brincadeiras respeitando as regras de sociabilidade, bem como acatar ordens. Estimularemos e incentivaremos os alunos a partilharem o que aprenderam na escola com seus familiares e