Meio ambiente
Fertilizantes Orgânicos
Daniele
Wellington
Uso Agrícola
A adubação orgânica é feita com a utilização de vários tipos de resíduos. Existem diversos adubos orgânicos, de origem animal, vegetal e agroindustrial, recomendados para utilização no cultivo orgânico de hortaliças. O importante é se atentar para a origem e a qualidade dos mesmos.
A legislação permite, em situações especiais, a utilização de alguns adubos minerais na produção orgânica, tais como sais de micronutrientes, sulfato de potássio e de magnésio, e ácido bórico. Contudo, há a necessidade de autorização prévia da instituição certificadora e só se recomenda a aplicação indireta, via composto ou biofertilizante, desses produtos.
Em se tratando de adubos oriundos de fontes externas à propriedade ou de sistemas convencionais de criação, no caso dos estercos de origem animal, a atenção deve ser redobrada, pois muitos deles podem apresentar contaminação por resíduos químicos, antibióticos e outras substâncias de uso proibido pelas normas técnicas de produção.
Por esse motivo, atualmente, recomenda-se empregar sistemas de compostagem no processo produtivo. Esses, além de promover a higienização da matéria orgânica, permitem obter um produto parcialmente mineralizado, de maior eficácia em sistemas orgânicos de produção de hortaliças. Porém, estercos gerados na propriedade ou originados de fontes conhecidas, que apresentem qualidade comprovada por análise, podem ser utilizados diretamente como adubo orgânico, sem sofrer o processo de compostagem.
Técnicas para adubar o solo
• Analisar o solo
• Analisar a água que vai se usar para irrigação
• Fazer a adubação de correção (adicionar quantidades de nutrientes equivalentes às extraídas pelas plantas)
• Fazer a adubação de manutenção (repor os nutrientes em falta no solo)
• Compostagem dos