Gestão da empresa pecuária
GABRIELA TORTELLI CARDOSO
GESTÃO DA EMPRESA PECUÁRIA EM PROPRIEDADES QUE UTILIZAM A IATF
MARINGÁ
2012
GABRIELA TORTELLI CARDOSO
GESTÃO DA EMPRESA PECUÁRIA EM PROPRIEDADES QUE UTILIZAM A IATF
Trabalho de Conclusão de Curso, sob a forma de artigo, apresentado ao Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária.
Orientação: do(a) Orientador(a) Dr. Paulo Emílio Fernandes Prohmann
MARINGÁ
2012
GESTÃO DA EMPRESA PECUÁRIA EM PROPRIEDADES QUE UTILIZAM A IATF
Gabriela Tortelli Cardoso¹
Paulo Emílio Fernandes Prohmann²
RESUMO: Esse artigo tem por objetivo mostrar a aplicabilidade da gestão da empresa pecuária em fazendas que utilizam a inseminação artificial por tempo fixo (IATF) como uma ferramenta para melhorar a eficiência reprodutiva do rebanho e consequentemente aumentar a lucratividade do empreendimento. Foi definido o ciclo da gestão através do diagnóstico, meta, planejamento e controle dentro das propriedades rurais. Podendo-se concluir que a gestão administrativa e organizacional permite que a IATF, apesar dos gastos adicionais, seja uma alternativa de produção que torne a propriedade rural competitiva frente ao mercado globalizado, principalmente por aumentar a produtividade das matrizes e melhorar a qualidade genética do rebanho, valorizando o preço final do bezerro produzido.
Palavras-chave: Bovinos, Gestão, Produtividade, Sincronização.
ABSTRACT: This article aims at showing the applicability of the rural management in farms which use fixed time artificial insemination (FTAI) as a way to improve the efficiency as well as the profitability of the ranches. The context of rural management was studied by the diagnosis, goal, planning and controlling applied in cattle ranches. In conclusion it was possible to notice that the FTAI, despite the extra costs, it is a good tool for farms to become competitive in the