Cannabis
A VERDADE SOBRE A CANNABIS
Goiânia, março de 2013.
A verdade sobre cannabís
Pré-projeto apresentado à professora Amanda Oliveira na disciplina de Metodologia Científica, do curso de Psicologia do 2° período noturno da Faculdade Estácio de Sá.
Goiânia, Marco de 2013.
Sumario
Introdução...................................................................................................................01
Danos causados pela cannabis.................................................................................02
Danos causados pela cannabis
A erva ou maconha é uma droga produzida a partir da planta da espécie Cannabis sativa. A substância psicoativa presente na maconha pode ser consumida através do fumo, da inalação, ou ate mesmo por via oral.
O consumo da maconha, assim como o de outras drogas, pode causar uma variedade de efeitos colaterais ao usuário, tanto de curto quanto de longo prazo, com instensidade que pode variar de acordo com o grau e tempo de exposição do usuário com droga. ate vinte anos atrás o efeito da maconha no cérebro era desconhecido, mas com o decorrer dos anos, os avanços dos exames de imagens capazes de fraga o cérebro em pleno funcionamento foi possível estabelecer que a maconha interfira na função do endonocanabinoides substancias cerebrais liberada naturalmente quando as conexões entre os neuroneos (sinapse) são ativas.
Tais compostos tem a função de regular as sinapses de forma a preservar a comunicação entre os neurônios.
A maconha ocupa o lugar dos endonocanabinoides nos receptores desses compostos nos neurônios. Receptores são estruturas na superfície dos neurônios que servem de porta de entrada para os endonocanabinoides. Dessa forma, a comunicação neural se torna ineficiente. Eventualmente pode haver ate mesmo perda de função dos neurônios.
Em estudos descobriu-se que os receptores submetidos a ação da droga se comporta de forma diferente.
A maconha faz mal para a memória e para a capacidade de aprender, além