Canal
Sumário 1
Conceito 2
Objetivos básicos para construção de um canal 2
Aspectos relevantes na construção de um canal 2
Tipos de Canais 3
Canais em concreto 3
Canais em gabiões 6
Tipo Caixa 6
Tipo saco 6
Tipo Colchão 7
Canais em enrocamento 8
Canais em solo 9
Canais em gramado 9
Condicionantes de Projeto 11
Etapas de uma obra de canais 12
Inspeção ao local de obra 12
Topografia 12
Sondagens 12
Verificações a serem realizadas 12
Equipamentos utilizado 12
Execução da Obra 13
Tendências Atuais – Canais Urbanos 13
Problemas de inundação cada vez mais freqüentes 13
Preocupação Social 13
Preocupação Ambiental 13
Referências 15
Conceito
Canais é um tipo de obra hidráulica no qual o escoamento de um fluido é caracterizado por apresentar uma superfície livre onde a pressão atmosférica é atuante. O escoamento canalizado tem diversas aplicações práticas na engenharia como o saneamento, a drenagem urbana, a irrigação, a navegação e a conservação do meio ambiente.
Objetivos básicos para construção de um canal
As aplicações para uma obra de canal são diversas, como já citado. O objetivo principal em construir-lo é atender as mais diversas necessidades do ser humano nas esferas do saneamento, drenagem, irrigação, entre outros.
Aspectos relevantes na construção de um canal
Como em toda obra, alguns aspectos em sua construção devem estar bem definidos em projeto para que se obtenha uma boa funcionalidade e segurança. A seguir são listados alguns destes aspectos:
1) Fluido – É muito importante se conhecer o fluido que está se canalizando com o objetivo de se escolher melhores materiais e soluções para a construção do canal.
2) Topografia – Ter bem definidas as cotas do terreno a fim de garantir que seja possível a inclinação adequada para o escoamento em todo seu comprimento.
3) Solo – O tipo de solo é de fundamental importância para seleção e quantificação de equipamentos e mão-de-obra necessários para escavação. Para isso,