canais
ESCOLA POLITÉCNICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
ENG 137 – OBRAS HIDRÁULICAS
CANAIS
Gabriel Lucena/Marcus Vinicius
Salvador, 2013
Gabriel Lucena/Marcus Vinicius
CANAIS
O presente trabalho é parte da avaliação final na disciplina ENG 137 – Obras Hidráulicas, lecionada pelo Professor Renavan Sobrinho.
Salvador, 2013
Sumário
1. Sobre o município 111
2. Estudo populacional
3. Cálculo da vazão
4. Dimensionamento do sistema
4
1. Conceito, histórico e objetivos ligados à construção de um canal
Canais são estruturas hidráulicas, cuja característica principal é a presença da pressão atmosférica atuando sobre a superfície de líquido. Os canais podem ser naturais (cursos d’água existentes na natureza), como córregos e rios, ou artificiais.
Os primeiros canais de que se tem notícia, foram possivelmente criados pelos antigos egípcios, notadamente grandes e avançados “engenheiros”, por volta de 1800 a.C. O canal oeste-leste, que unia o Rio Nilo ao Mar Vermelho provavelmente teve sua construção iniciada no reinado do faraó Sesóstris III, tendo sido completado somente por volta do ano 500 a.C., pelo imperador persa Dário. Este canal foi reconstruído na era moderna, vindo a constituir o Canal de Suez.
O Grande Canal da China, maior canal artificial do mundo, uniu todos os canais que se encontravam em seu curso, e liga o Rio Amarelo ao Rio Azul. Sua extensão é de cerca de 1.800 km. A construção ocorreu no século VI.
O Império Romano construiu milhares de quilômetros de aquedutos (canais elevados para a distribuição de água). Seu sistema de distribuição era dos mais avançados da idade antiga.
Existem diversos motivos para a construção de um canal:
Abastecimento de água/irrigação: Canal para condução de água, seja ela para consumo humano,