Canal de distribuição
São empresas que utilizam diversos canais para atender seus clientes, comercializam seus produtos em retalhistas e paralelamente permitem a venda direta ao cliente final de suas instalações, esses sistema tem como vantagem o aumento do seu alcance ao cliente. Esse sistema esta cada vez mais frequente nas empresas.
Exemplo:
Adidas: A empresa Adidas possui loja própria e também fornece seus produtos para os seguintes canais de distribuição: lojas de varejo e atacado de artigos esportivos, comércios de calçados e vestuários assim como seus produtos são vendidos através do e-commerce.
Vivo: A empresa Vivo vende seus aparelhos celulares diretamente para compradores corporativos, varejos e atacados especializados em produtos de telefonia, lojas de produtos eletrônicos e seus clientes também podem encontrar celulares da Vivo em suas lojas próprias e através do site da empresa.
CANAL DE DISTRIBUIÇÃO VERTICAL:
São aqueles em que as responsabilidades sobre a comercialização e a operação das mercadorias vão passando de um componente para outro na Cadeia de Abastecimento, selecionando de forma unitária as responsabilidades sobre cada fase da comercialização.
Exemplo: A indústria fabrica o produto, o atacadista exclusivo estoca e vende aos varejos que comercializa junto ao consumidor final.
A responsabilidade é transferida de um segmento da cadeia para o seguimento seguinte, não é possível que um segmento corte caminho e chegue direto ao produtor.
Manufatura – Atacadista – Varejo – Consumidor.
Manufatura – Setor de vendas do fabricante – Consumidor. A integração vertical requer que a empresa controle o produto final e todos os seus componentes. No setor de tecnologia, a Apple lidera há 35 anos o modelo vertical, que combina hardware e software integrados. O iPhone e o iPad, por exemplo, têm hardware e software desenhados pela Apple, que também projetou os processadores de ambos os aparelhos.
A